• Onde está o seu descanso?
    Por Luciene Godoy Onde podemos descansar? Sabia que um bom travesseiro de descanso são os nossos pensamentos? As interpretações que fazemos de nós e do que nos acontece podem ser afagos ou espinhos para nossa alma.
  • Por que a gente não se entende
    Por Luciene Godoy e Valéria Belém Nem sempre a gente entende a língua que o outro fala porque está tudo lá, na cabeça dele. Então, somos os felizes proprietários de milhões de palavras que só fazem sentido para nós mesmos, uma linguagem própria e intransferível.
  • Convite à ciênçarte
    Por Luciene Godoy Estamos sempre “na melhor escolha” das nossas vidas. O que faz sofrer é a cegueira e a percepção que veio conosco de TerraUm, o mundo que habitamos no século 20, no qual o objetivo era viver para ser aceito.
  • Com que olhos você me vê?
    Por Luciene Godoy Apesar do descompasso do tempo, da posição e do parceiro, a primeira relação de amor é tudo o que possuímos para nos ajudar a mudar o que é necessário, para ser bem-sucedido neste mesmo/novo tipo de amor.
  • Quantos corpos nós temos?
    Por Luciene Godoy Ao deixarmos de parasitar o corpo do outro materialmente no útero, na imagem do outro e no simbólico, abrimos acesso para, finalmente, ter um corpo para chamarmos de nosso.
  • A angústia dos domingos
    Luciene Godoy // Domingo é um dia meio triste para muita gente. Andei “pesquisando” entre amigos e analisantes e, mais uma vez, constatei: tem uma certa tristeza que paira na vida das pessoas no domingo. Nada muito grande, apenas tardes meio cinzas, paradonas, ao mesmo tempo cansadas do que foi e sem ânimo para o que vem… Olhando melhor, pareceContinue reading “A angústia dos domingos”
  • Eu sei o que é, mas não sei explicar
    Luciene Godoy // Dias atrás, preparando uma aula do Seminário 20 de Lacan, me vi dizendo uma frase que certa época povoou minha infância em Caldas Novas. Uma de minhas amiguinhas saiu com a brincadeira de “dicionário”. À queima-roupa, éramos conclamadas a dar uma definição de palavras corriqueiras. Instalou-se uma angústia generalizada, porque descobrimos que não saía nada de nossasContinue reading “Eu sei o que é, mas não sei explicar”
  • O que é o amor?
    Luciene Godoy // Lacan dizia que amar é querer fazer “Um”, tentar a partir de dois fazer um. Quanto a isso, ele não deixa a menor dúvida no seu Seminário 20, em que afirma: “Nós dois somos um só. Todo mundo sabe, com certeza, que jamais aconteceu, entre dois, que eles sejam só um, mas, enfim, nós dois somos umContinue reading “O que é o amor?”
  • O POPULAR: Luciene Godoy lança livro que combate a ideia de que amar é sofrer
    A psicanalista Luciene Godoy, titular da coluna Divã do POPULAR, lança hoje, às 19h30, o livro A Felicidade Bate à Sua Pele – Uma Teoria do Apaixonamento (Cânone Editorial). A sessão de autógrafos será realizada na Livraria Nobel do Shopping Bougainville. A obra trata, entre outros temas, de como não deixar que os arroubos de um coração apaixonado se tornemContinue reading “O POPULAR: Luciene Godoy lança livro que combate a ideia de que amar é sofrer”
  • Às mestras, com carinho
    Luciene Godoy // “O homem é produto do meio.” Frase bastante conhecida e aceita. Já “no princípio era o Outro”, nem tanto. Mas é assim que a psicanálise nos permite definir nossa relação com o mundo. Somos produto dos nossos encontros com o Outro que habita esse mundo no qual entraremos e habitaremos. De saída, em nossa origem biológica, somosContinue reading “Às mestras, com carinho”